peeraldo.jpg

ERALDO JOAQUIM CORDEIRO

PREFEITO MUNICIPAL DE DELMIRO GOUVEIA

ERALDO JOAQUIM CORDEIRO

PREFEITO MUNICIPAL DE DELMIRO GOUVEIA

Email: prefeito@delmirogouveia.al.gov.br

Fone: (75) 3203 -2106/2477  Ramal: 213


Endereço: Praça da matriz, nº 08, Centro, Delmiro Gouveia - AL

Horário de Atendimento: 08h00min às 14h00min, Segunda a Sexta

 
Biografia

Nascido em 25 de agosto de 1960, Eraldo Joaquim Cordeiro é natural do município de Água Branca. Filho de Antônio Joaquim Cordeiro e Helena Maria da Conceição, agricultores e proprietários de um Sítio na Serra do Estreito, ele é o mais velho entre cinco irmãos. No ensino fundamental, estudou na Escola Santa Maria, no Distrito Estreito, e no Colégio Cenecista Barão de Água Branca. Já o ensino médio, cursou no Colégio Cristo Redentor, em Palmeira dos Índios. No ensino superior, graduou-se em Filosofia, em Maceió, e Teologia no Instituto Teológico do Recife (ITER).
Ordenou-se Padre em 1989 e logo em seguida assumiu a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Delmiro Gouveia, onde atuou por quase duas décadas. Na sua atuação pastoral, deu destaque as causas sociais, sempre ligando a prática da fé com a realidade sofrida do povo sertanejo. Juntamente com os movimentos sociais, sempre trabalhou na defesa das causas populares.
Incentivou, nas CEBS (Comunidades Eclesiais de Base), a fé política. Foi membro coordenador da CPT (Comissão Pastoral da Terra). Ajudou a formar os Bancos Comunitários de Sementes do Alto Sertão. Realizou na paróquia um grande encontro entre o clero e parlamentares federais para discutir o Canal do Sertão, cuja luta sempre encampou como pároco.

Combateu incansavelmente a mortalidade infantil, através de ações simples, porém profundas, da Pastoral da Criança. Defensor e incentivador da cultura sertaneja, é o Padre mais convidado para celebrar as Missas do Vaqueiro. Com humildade e simplicidade, sempre apoiou as lutas dos trabalhadores no campo e na cidade.