• 30 de junho de 2022

Coleção do Jornal Correio da Pedra é entregue ao município de Delmiro Gouveia

 Coleção do Jornal Correio da Pedra é entregue ao município de Delmiro Gouveia

A notícia do primeiro ataque do bando de Lampião à cidade de Água Branca, o aniversário do então Governador de Alagoas, Costa Rêgo, ou a posse do Presidente Arthur Bernardes são algumas das notícias encontradas na coleção Correio da Pedra, entregue pelo Governo de Alagoas à Prefeitura de Delmiro Gouveia e que reúne 4 volumes com a reprodução dos jornais que circularam entre 1918 e 1930 no Alto Sertão de Alagoas.

O projeto foi idealizado por Delmiro Augusto da Cruz Gouveia mas que nunca chegou a ver a primeira edição do semanário.

Nas páginas da coleção é possível conhecer como era a vida na Vila da Pedra.

Para o pesquisador e professor Edvaldo Nascimento, a coleção do jornal Correio da Pedra é uma grande fonte de pesquisa para estudantes e curiosos sobre os 12 anos guardados nas páginas dos jornais.

“Desde histórias da sociedade local, divulgação de falecimentos até anúncios de montadoras de carros é possível encontrar nas páginas do Correio da Pedra. A publicação era semanal e trazia além das informações locais, notícias do Brasil e do mundo. Para quem quiser se aprofundar nos costumes da época, nos fatos daquele período, esta coleção é o local certo para esta pesquisa”, destacou Edvaldo.

As coleções foram entregues ao Memorial Delmiro Gouveia, Museu Regional, Biblioteca Municipal e para a Associação do Povoado Salgado.

Em breve uma versão digital será lançada pelo Governo de Alagoas, podendo ser acessada por todos.

“Sabemos que papel é algo extremamente delicado e o simples manuseio pode acarretar em danos. Desta forma, o

Governo de Alagoas estará disponibilizando a coleção de jornais em formato digital, para que todos possam acessar a informação e, desta forma, sem riscos de danos”, ressaltou o Secretário Estadual de Comunicação, Ênio Lins.

O Vice-Prefeito Valdo Sandes agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Governador Renan Filho para a proteção da história.

“O Governador Renan Filho entende a necessidade de guardarmos a história e aprendermos com ela para a construção de um futuro melhor. Através do seu empenho foi realizada esta grande obra de pesquisa e que irá proporcionar um conhecimento abrangente sobre os costumes da época em que nossa cidade ainda era uma vila ligada à Água Branca. Parabéns ao Governador”, finalizou Valdo.

Prefeitura de Delmiro Gouveia, trabalho e desenvolvimento para todos!