Nota oficial

A Secretaria Municipal de Saúde de Delmiro Gouveia, traz à público, os esclarecimentos sobre o paciente de 86 anos, sexo masculino, que deu entrada na tarde de hoje, 06 de maio, na Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Delmiro Gouveia.

O paciente, residente no município de Inhapi, foi atendido na rede de atenção básica daquela localidade apresentando tosse e cansaço. Como exige o protocolo da Organização Mundial de Saúde, foi realizado o teste rápido para COVID-19 o qual resultou positivo.

A UPA de Delmiro Gouveia é a unidade de referência para os municípios do Alto Sertão de Alagoas e possui, conforme distribuição do Governo de Alagoas, leitos intermediários para os cuidados necessários da população em caso de contaminação.

O paciente foi recebido pela equipe de saúde da unidade, estabilizado e foi repetido o teste rápido que também trouxe resultado positivo. Neste momento, ele encontra-se em área isolada, sem oferecer riscos aos outros usuários que precisam dos serviços de saúde da unidade. O estado de saúde do paciente é estável e está sendo aguardado a sua transferência para as unidades destinadas pelo Governo de Alagoas para o tratamento de pacientes contaminados pelo COVID-19.

Neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde de Delmiro Gouveia ressalta para que sejam seguidos todos as medidas de segurança estabelecidas pelos decretos estadual e municipal para o combate ao novo coronavírus. Ao sair de casa, use máscaras e sempre que possível faça a higienização das mãos. Evite o contato social e aglomerações.

Esta é uma batalha que venceremos juntos.