Campanha de regularização dos usuários de água do Canal do Sertão entrega 160 autorgas a agricultores sertanejos

Durante a manhã desta quinta-feira (19), agricultores familiares do Alto Sertão de Alagoas, receberam da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a autorização para utilizarem a água do Canal do Sertão de forma regulamentada.

Ao todo, foram entregues 160 autorgas a agricultores de Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Água Branca, Olho D'Água do Casado, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera e Piranhas.

A ação é necessária para que a água vinda do Canal possa ser usada de forma ordenada e não possa causar salinização no solo, deixando-o infértil, prejudicando a produção de alimentos. A partir de agora, os produtores rurais serão capacitados sobre o manejo de água e do solo, e terão assistência técnica disponível.

A solenidade de entrega, foi realizada no Auditório da Universidade Federal de Alagoas (Campus Sertão) e contou com a participação do prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo Cordeiro, do Secretário de Estado dos Recursos Hídricos, Fernando Pereira, Alex Gama, secretário executivo de recursos hídricos e Maria José Nobre, presidente da Associação Gestora do Canal Adutor do Sertão Alagoano (Agecsa).

Prefeitura de Delmiro Gouveia.