Prefeito Padre Eraldo decreta ações de prevenção ao novo Coronavírus - COVID-19.

Prefeito Padre Eraldo decreta ações de prevenção ao novo Coronavírus - COVID-19.

Na tarde desta quarta-feira, 18 de março, o Prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo, reuniu os secretários de todas as pastas da gestão municipal para apresentar o decreto nº 004/2020 onde apresentou as ações de prevenção ao novo Coronavírus - COVID - 19.

Durante o encontro, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde trouxeram informações relevantes para que os gestores das pastas possam conscientizar os servidores das referidas secretarias.

O Decreto destaca ações que devem ser tomadas pelos servidores municipais em caso de sintomas suspeitos de infecção e a suspensão de serviços e acesso aos prédios públicos.

“Art. 9º -  Fica vedado o atendimento presencial, por 15 (quinze) dias, em todas as unidades administrativas do Poder Executivo Municipal, salvo, em casos de urgência, que serão avaliados pelos respectivos chefes de setores.

Parágrafo único - Todos os setores deverão divulgar e estimular o atendimento eletrônico, por e-mail, telefone, WhatsApp.

Art. 10º -  Fica temporariamente suspensa a entrada de público externo nos setores integrantes da Administração Pública Municipal, resguardando as atividades do setor de protocolo central que continuará recebendo as requisições e anseios da população e as encaminhando aos respectivos setores.

Parágrafo único - Ficam temporariamente suspensas as reuniões externas que configurem aglomeração de pessoas.

Art. 11º -  O Gestor Municipal poderá adotar outras providências administrativas necessárias para evitar a propagação interna do vírus COVID-19.

Art. 12º - Ficam suspensas por 15 (quinze) dias todas as aulas da rede pública de ensino do Município de Delmiro Gouveia, a partir do dia 23/03, podendo o referido prazo ser prorrogado mediante conveniência da Administração Pública.”

As ações apresentadas no Decreto buscam proteger a população delmirense e prevenir a chegada do vírus no município.

Em caso de suspeita, a Secretaria Municipal de Saúde informa que o paciente não deve procurar uma unidade de saúde, devendo algum familiar acionar a equipe especializada da SMS para que sejam feitos os exames no domicílio.

Para o Prefeito Padre Eraldo, este é um momento de união, onde as ações preventivas deverão ser tomadas e seguidas à risca.

“As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão sendo treinadas para absorver possíveis casos que surjam no município. Durante os próximos 15 dias, os prédios públicos estarão fechados para o público externo, porém com funcionamento interno normalizado. Este é um momento de união da humanidade, e de conscientização da nossa população. Tendo em vista o risco de transmissão, solicito à todos que só procurem as unidades básicas de saúde em casos de extrema necessidade assim como a UPA em casos de urgência ou emergência. Que cada um de nós se torne um vigilante e, caso seja percebido algum caso suspeito, que acione o serviço de saúde municipal. A união de todos será crucial para a prevenção, segurança das nossas famílias e a não propagação do vírus em nossa cidade”, destacou o Prefeito Padre Eraldo.

O Decreto 004/2020 pode ser acessado aqui.

 

 

Imprimir